domingo, 15 de maio de 2011

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

UM CONCEITO DE COMPETÊNCIAS:
“combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, no âmbito de determinado contexto ou estratégia organizacional”
Fonte: Carbone et AL. (2005) e Freitas & Brandão (2005)

ALGUMAS NOÇÕES:

Alguns aspectos já parecem razoavelmente consolidados na literatura:
  • A competência é constituída por recursos ou atributos do indivíduo: conhecimentos, habilidades e atitudes (Carbone et al., 2005; Durand, 2000)
  • Possui o caráter de associar esses atributos pessoais ao contexto em que são utilizados (Gonczi, 1999)
  • É desenvolvida por meio da aprendizagem, seja ela natural ou induzida (Freitas & Brandão, 2005)
  • Agrega valor, seja ele econômico ou social, ao  indivíduo e à organização em que ele atua (Zarifian, 1999; Fleury & Fleury, 2001)
  • Serve como elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização (Carbone et al., 2005; Prahalad & Hamel, 1990)
  • As competências são reveladas quando as pessoas agem frente às situações profissionais com as quais se deparam (Le Boterf, 1999; Zarifian, 1999)
 
MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS:


Modelo de gestão que se propõe a planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização, as competências necessárias à consecução de seus objetivos. (Whiddett & Hollyforde, 1999).
Objetiva gerenciar o gap (ou lacuna) de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. (Carbone et al., 2005).

A denominada lacuna de competências diz respeito à discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas de que a organização dispõe. (Brandão & Guimarães, 2001)

SUB-SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS- CONSISTÊNCIA INTERNA
Gestão do Desempenho
Reconhecimento e Premiação
Comunicação Interna
Orientação Profissional
Recrutamento e Seleção
Educação Corporativa
Planejamento de Gestão de Pessoas

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