quinta-feira, 19 de maio de 2011

A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E O GERENTE DESENVOLVEDOR

A Gestão por Competência é um assunto amplamente discutido atualmente no mundo empresarial . Através das competências os funcionários podem agregar maior valor à trajetória de sua vida pessoal e profissional.


Historicamente as pessoas atuavam em sua área profissional seguindo como parâmetro um
“ acordo pré-estabelecido” o qual restringiam a atuação nas tarefas que lhe eram peculiares e não cogitavam que o conhecimento ampliado poderia lhe trazer benefícios futuros.

Atualmente verificamos que quanto maior conhecimento o funcionário detiver, maiores são as suas chances de desenvolver suas habilidades e de conseguir melhor colocação no mercado de trabalho. O homem vive hoje em um mundo globalizado, onde as mudanças ocorrem rapidamente e por isso faz-se necessário que as pessoas estejam prontas a se adaptem rapidamente a esse cenário.

Visando integrar as pessoas a esta realidade e para que as mesmas possam se projetar na vida profissional, torna-se indispensável a figura do GERENTE DESENVOLVEDOR, que passa a atuar como ORIENTADOR dos profissionais. É através dele que se processam as mudanças dentro da empresa.

O foco principal do Gerente Desenvolvedor é observar, acompanhar e formar os componentes do seu grupo. Com objetivo de atender às estratégias estabelecidas pela empresa e conseqüentemente a geração de benefícios econômicos e financeiros, o Gerente assume o papel de educador com a missão fundamental de atuar no desenvolvimento profissional e pessoal de sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário